Bebê praticando BLW

BLW: O que significa?

Conteúdo atualizado em por Nutricionista Mariana Jardim

A sigla BLW vem do inglês Baby Led Weaning, que significa “desmame guiado pelo bebê”. Trata-se de um método de introdução alimentar que vem sendo cada vez mais utilizado e recomendado por nutricionistas e pediatras. Quer entender como funciona esse método? Este artigo traz uma abordagem geral sobre o BLW, como surgiu, como começar e as principais dúvidas dos pais.

A fase da Introdução Alimentar

Ter uma criança em casa é sempre aprendizado. Os bebês chegam às nossas vidas e junto com eles uma série de dúvidas, descobertas e um novo mundo cheio de novidades (para eles e para nós). Porém ainda nos primeiros meses, boa parte dos pais pode se sentir perdido em meio a tanta coisa nova a aprender para cuidar de seu filho.

Conforme se aproxima a idade de introduzir novos alimentos a dieta do bebê é comum ver pais super assustados e com medo de errar nessa etapa tão importante.

Como surgiu?

O BLW surgiu de um esforço conjunto entre mães e pesquisadores. A ideia surgiu e se desenvolveu através de experiências coletivas ao longo do tempo.

A ideia central gira em torno de criar um ambiente onde a alimentação do bebê sirva como mais um elemento do desenvolvimento e estímulo para o crescimento. Proporcionar ao bebê um maior contato com os alimentos que vai ajudar a desenvolver não apenas a coordenação motora, como também ajudar na aceitação de alimentos e sabores diferentes.

Embora não exista uma autoridade definitiva sobre o tema é comum que novos conceitos e descobertas surjam e sejam incorporados ao método. As próprias famílias vão adaptando e compartilhando suas experiências, o que torna o aprendizado coletivo.

Momento ideal

Não existe uma idade específica para que você comece com o BLW. Cada criança vai ter um desenvolvimento em ritmo diferente e isso é perfeitamente normal.

Método BLW

Fonte: Pixabay.com

A maior parte das crianças começa a mostrar os sinais de que está pronto para a alimentação volta dos seis meses de idade. Mas o bebê pode se mostrar pronto um pouco antes ou um pouco depois.

O momento ideal é bastante simples de identificar, basta que você comece a prestar atenção aos sinais. Um deles é a criança conseguir se manter sentada sem apoio – ou com o mínimo de apoio.

Também é nessa fase em que os pequenos começam a colocar coisas na boca e é esse instinto que torna o BLW tão efetivo. Ele naturalmente irá levar o alimento à boca e sentir o cheiro, gosto e textura.

Como funciona?

O método BLW funciona com a oferta de alimentos sólidos à rotina do bebê. A ideia é dar ao seu filho uma alternativa mais atraente e rica em sensações do que a simples papinha.

Através do BLW você proporciona um maior desenvolvimento sensorial da criança, o ponto principal é oferecer pequenos pedaços de alimentos sólidos. Normalmente legumes e frutas cortados em pedaços que possam ser comidos pelo bebê diretamente com as mãos.

Bebê praticando BLW

Fonte: Pixabay.com

Além da autonomia e do desenvolvimento psicomotor, o ganho nutritivo também é importante. Ao ingerir alimentos em pedaços os nutrientes e fibras, por exemplo, são melhor preservados do que nas papinhas.

Medo do engasgo

Muitos pais têm medo de utilizar o BLW por considerar que oferecer o alimento sólido para uma criança tão pequena possa representar um risco de engasgo. Mas na verdade esse é um risco muito pequeno.

Todas as crianças têm um mecanismo de defesa chamado reflexo de gag. É comum que os pais achem que este reflexo é um engasgo, às vezes ele pode ser bem assustador. Por isso é importante reconhecê-lo.

A verdade é que a natureza é sábia e o bebê não é um ser tão indefeso quanto pensamos. Para começar o BLW com mais confiança estude sobre cortes seguros, esteja sempre junto do bebê quando se alimenta e conheça manobras para agir em um verdadeiro engasgo.

Complemento alimentar

Embora o método BLW tenha em seu nome a palavra “desmame”, esse processo acontece de maneira bastante gentil, no tempo natural do bebê. Até 1 ano de idade o leite segue sendo o principal alimento, os alimentos oferecidos serão como um complemento.

A ideia é que os alimentos sejam introduzidos aos poucos, como uma forma de diversificar a nutrição do seu bebê sem retirar o consumo do leite materno. Aos poucos ele mesmo irá trocando o leite pelos alimentos, da sua maneira e no seu tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima